sábado, 13 de julho de 2013

O POVO É SÁBIO


O POVO É SÁBIO

As manifestações de junho, convocadas de modo quase anônimo pela internet, mobilizaram até um milhão de pessoas no país. Hoje, ao se ver a soma de tudo que foi pra rua anteontem, não se chega a cem mil. No Recife, n0 protesto do dia 20 de junho, a massa de manifestantes foi de 52 mil pessoas. O número de ontem, com todo aparato estrutural, contando com trios elétricos, transporte de ativistas, pagamento de até R$70,00 por pessoa, não passou de cinco mil.

O povo é sábio e foi às páginas da internet denunciar que por trás das siglas que lideravam o movimento estava o dedo gordo do Planalto. Algumas como CUT, CTB, UNE, UBES, UJS são fachadas de partidos que estão no poder. Os locais onde as manifestações se mostraram mais fortes e aguerridas estavam sob liderança da Força Sindical, que é independente.

A mídia expôs a debilidade das siglas “chapa branca”. 80% das imagens exibiam símbolos da Força Sindical e apenas menos de 10% denotavam a presença da CUT. Uma cena mostrada em reportagem de uma emissora de TV foi de uma expressão muito nítida: um rapaz de aproximadamente trinta anos, em uma pequena passeata de menos de cem pessoas, vestindo camisa da CUT, ao lado de outras, com igual indumentária, exibia um cartaz escrito à mão (para aparentar semelhança com os usados nos protestos indignados) com a seguinte frase: “juventude construindo o futuro do país”. Servir como militante de uma central “chapa branca”, talvez não seja uma forma edificante de “construir o futuro do país”, mas, principalmente, houve uma tentativa de mimetizar as manifestações de junho, sem o conteúdo, claro...

Todavia, o resultado ralo mostra a crise de representação, inclusive e muito particularmente, das centrais sindicais, e mais, que em simplicidade anônima, o povo é sábio.

Recife, 13 de julho de 2013

Marcelo Cavalcanti

(81)93195627

www.politicamenteatrevido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário