segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

REFLEXÕES DE FIM DE ANO



REFLEXÕES DE FIM DE ANO

sobre o pragmatismo chinês

 
 
 


Em dezembro de 2011, observando os camelôs barulhentos, que se acotovelaram  nas calçadas da Avenida Conde da Boa Vista, verifiquei que toalhas e assemelhados, ali vendidas, eram todos de fabricação chinesa.

Na ocasião, causou impressão o uso de motivos ocidentais, tais como, folha de pinheiros do tipo “pinus elliot”, papai noel, paisagens de bosques e prados europeus e... pasmem, símbolos cristãos explícitos, representações do Sagrado Coração de Jesus e de Maria”. Tudo impresso em cores vivas e com relativa perfeição na arte de copiar os originais europeus.

Fiquei ruminando em meus pensamentos, o grau d pragmatismo de um estado oficialmente ateísta, que costumeiramente perseguiu os cristãos, desde a tomada do poder, em 1949, pelo líder Mao.

Todavia, minhas reflexões seriam ainda mais surpreendidas, quando, recentemente, ao verificar os detalhes da edição de uma Bíblia da Editora Ave Maria, percebi, que, embora todas as chancelas e referências estivessem em perfeita ordem, a impressão, também de muito boa qualidade, foi realizada em Nanquim, na China.

Em um instante de memória, lembrei que centenas de milhares de Bíblias foram queimadas e seus proprietários sumariamente executados, na chamada “Revolução Cultural”, o que não causa nenhum acanhamento aos senhores pragmáticos do estado chinês, que agora promovem a exportação massiva do mais sagrado livro dos cristãos, ávidos pelo volume dos lucros advindos destas vendas.

Ocorre-me, entretanto, que observando a História, veremos que ditaduras, sejam elas de que tipo for, não têm princípios e subsistem para a preservação, fortalecimento e expansão do próprio poder, apesar do resto do mundo.

Recife, 30 de dezembro de 2014
Marcelo Cavalcanti
(81)97046806
www.politicamenteatrevido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário