quinta-feira, 15 de abril de 2010

DANDO PROFISSÃO DE FÉ: APESAR DA EPIDEMIA DE ESCÂNDALOS HABILMENTE ORQUESTRADOS, SOU CATÓLICO, LIBERAL, PROGRESSISTA E ANTIFUNDAMENTALISTA.

Hoje, retomo o blog, citando a cantora gospel, Kely Patrícia, a quem tive a grata oportunidade de conhecer virtualmente, assistindo a uma apresentação na televisão. Destaque para canção “Via Sacra”. Quem tiver informações sobre esta religiosa, por favor, nos envie.

O BRASIL SE PREPARA PARA DECIDIR SEU FUTURO

Depois de oito anos de “era lula”, enfim, temos a oportunidade de praticar a alternância de poder, pilar da democracia.

De fato, dos quatro pré-candidatos mais representativos, três são continuistas ou partícipes entusiastas da “era lula”, pois foram, os três, ministros do atual presidente. No entanto, nenhum deles: Dilma, ciro, ou Marina, representam a continuidade do governo em exercício. Parece paradoxo, mas, é real. O deputado e ex-ministro Ciro Gomes tem poucas afinidades com o estilo negociador, pragmático e filossindicalista de Lula. Todos conhecemos seu gênio e destempero. O próprio PT tem sido alvo de sua verve.

A ex-ministra, por um tempo batizada de “mãe do PAC”, se enquadra melhor no papel do tirano interventor, a quem se reserva a tarefa de operar as medidas mais radicais para um posterior retorno ao equilíbrio. Esta lição está didaticamente demonstrada no “Príncipe“ de Maquiavel.. Mas será que o país merece passar por este purgatório de ter suportar um mandatário com tendências radicais, ex-trotsquista, de perfil burocrático autoritário, discurso áspero e mal contida vocação a truculência verbal? Bem, a campanha vai mostrar ainda melhor quem é esta senhora.

Apresenta-se ainda como novidade, a senadora também ex-ministra do “Governo Lula”, Marina Silva, buscando beatificar-se com o aconchego no nicho ambientalista, trazendo a aura do convívio com Chico Mendes e a simpatia de segmentos “verdes” e social-democratas da Europa. É simpática sem dúvida, porém, mostra muitos limites em matéria de política geral, economia e projetos além da temática ambiental. E os interesses os interesses do Brasil? Onde é que ficam? Somos uma nação-estado de dimensões e responsabilidades de grande porte.

Há ainda, um pré-candidato que tem perfil diferenciado. Tem uma outra biografia: ex-Ministro da Saúde (governo FHC), ex-governador e ex prefeito de São Paulo, economista com PHD em Wisconsin. Tem até muito confeitado biográfico: ex-pobre, ex-exilado, ex-militante de organização de esquerda (foi de AP nos anos 60), ex-presidente da UNE, etc. Todavia, o que se indaga é: o eleitor brasileiro vai fazer soberanamente a alternância democrática? ou... vai mexicanizar, argentinizar nossa república e transformar o “lulismo” num processo política e ideologicamente oligárquico, embalado pelo canto gutural:”nunca antes neste país”... – “ad nauseam”.

Casa Forte, 15 de abril de 2010
Marcelo Cavalcanti
(81) 92482399 - 30 614931
cavalcantimarcelo1948@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário