quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ELEIÇÕES ATROPELADAS POR “TSUNAMI DE LAMA” E AMEAÇAS ANTIDEMOCRÁTICAS COMPROMETEM ESTADO DE DIREITO



O poder da corrupção denunciada vai muito além das vantagens pecuniárias auferidas pelos prevaricadores e seus cúmplices. Não se trata apenas de um caso de polícia. Está em jogo a legitimidade democrática.


Uma candidatura que ainda surfa num lamaçal como este afronta a própria integridade republicana.


A escalada de assalto ao estado, pela via eleitoral, está em curso. Quando o Presidente da república afirma, em comício que “não precisamos mais de formadores de opinião”, está na hora de acender todos os alertas. A dez da das eleições, os escândalos dominam as manchetes de quase todos os jornais. É de estarrecer a desfaçatez com que o governo e seus prepostos tratam os fatos denunciados e as provas expostas.


Aqueles que ainda podem ser formadores de opinião precisam despertar da letargia cívica. Não é fechando os olhos que os fatos deixam de existir. Exigir a apuração dos fatos simplesmente não basta. Clamar pela garantia das liberdades públicas e contra todas as ameaças à democracia o estado de direito é urgente.


Está em jogo muito mais do que a eleição de um ou outro candidato. No quadro político atual, o comportamento soberbo daqueles que, estando no poder, se julgam indevassáveis, balança as instituições democráticas, compromete a República.


Post Scriptum: Felicitações ao ato público realizado no Largo do São Francisco, em São Paulo. Magistral e isenta a declaração do jurista, velho militante pela causa democrática e dos direitos humanos, e que foi Vice de Marta Suplicy na Prefeitura de São Paulo. “É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita”... declarou o honorável Hélio Bicudo.


Casa forte, 23/09/2010
Marcelo Cavalcanti
(81) 93195627 - cavalcantimarcelo1948@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário