sábado, 25 de setembro de 2010

FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DESTA SENHORA

"CARTA ABERTA A BETINHO GOMES


Betinho:



Muito do que vou lhe falar, nestas linhas, você já tem conhecimento, porém, nunca é demais enfatizar. Eu, Rilda Velozo de Melo, sou deficiente visual e militante do segmento das pessoas com deficiência. Como tal, sinto e percebo as dificuldades de toda ordem sofridas pelos deficientes. Quero aqui, então, comentar aquelas que dizem respeito ao trabalho, a profissionalização. Os limites já são muitos, agravados pelos impostos pelo preconceito e a insensibilidade social e política de nossos governantes.



Como se isto não bastasse, é preocupante observar que as estruturas de poder comportam-se, frequentemente, de modo discricionário, com resquícios de autoritarismo dos anos tortuosos da ditadura militar. Senão vejamos: os cursos e programas ofertados ao segmento são limitados e reduzidos. Boa parte deles, ainda, são restritos a opções como telefonia para cegos e digitação para surdos. Ainda hoje, esta estreiteza de visão daqueles que “não conseguem enxergar com o coração e a consciência”, como muito bem diz seu pai, Elias, acaba por impor limites indevidos a grande número de deficientes. Mas, isto é apenas uma parte do exercício do poder autoritário de muitos de nossos governantes. Desta forma, fica fácil supor que sejam usados meios de manipulação das instituições da sociedade civil, que agregam e prestam serviços aos deficientes.



Acreditam eles, que, com esta prática vão fazer sucumbir a liberdade na escolha de nossos representantes.



Como você já percebeu, Betinho, esta carta é também uma denúncia que clama por ser gritada por aqueles que padecem de maneira direta ou indireta desta opressão.



Agora, dirijo a você estas palavras porque confio no seu projeto político e sei que saberá defender os interesses, anseios e reclamos legítimos de todos nós cidadãos de boa vontade, deficientes ou não.



Assim, declaro meu apoio a você, Betinho Gomes para Deputado Estadual. Apoio fundamentado na sua prática no exercício do mandato, como autor da Lei nº 893/2005, que obriga e regulamenta as condições de acessibilidade nos prédios públicos do estado. Adesão política guiada pelo seu discurso pela plena cidadania, pela inclusão sócio-econômica das pessoas com deficiência, pelas liberdades democráticas, que nós vimos, ainda crianças, nossos pais lutando para que todos os brasileiros, efetivamente, a tivessem e gozassem em pleno direito.



Recife, 25 de setembro de 2010



Rilda Velozo de Melo"
rildavelozo@yahoo.com.br


Comentário "a posteriori": Reflitam até onde tem ido a ousadia e o desvario ideológico-autoritário, que hoje está instalado no Planalto e também, aqui, no nosso amado Pernambuco, na nossa querida Recife,
Apenas, acrescentaria que da tradição libertária da família de Herbert Lamarck Gomes, o nosso Betinho, eu posso testemunhar, pois, desde os idos de 1979, quando eu era Vice Presidente do "Comitê Brasileiro de Anistia - Núcleo de Pernambuco", que aos sábados, estava sempre presente nas reuniões do "Comitê", na sede do velho MDB, no bairro de São Francisco, No Cabo de Santo Agostinho, o então, jovem vereador Elias Gomes, um dedicado militante pela democracia , com a força e ímpeto de sua juventude e o entusiasmo de sua consciência.
Casa Forte, 25/09/2010
Marcelo Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário