quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O ESTADO BRASILEIRO É LAICO, MAS, NÃO É ATEU



- A Constituição Brasileira, em seu princípio, invoca as graças de Deus –


A Sociedade Brasileira tem raízes e tradições multiétnicas e multiculturais. Isto leva a uma saudável variedade e mistura de crenças e valores de origem diversa, que interagem entre si, criam novos sistemas e doutrinas sincréticas. Todavia, uma questão unifica 98% da população, a crença em alguma forma de fé no transcendente, ou seja, a crença em Deus, não importa como ou de que modo, ou mesmo de que forma.

Com o comentário acima, quero salientar que somos um povo repleto de crenças e de fé. Quando a Constituição afirma que o Estado é laico é sábia, pois não cabe ao estado regular as crenças e valores da sociedade, mas, reconhecê-los e respeitá-los.

Ao mesmo tempo, ao anunciar em seu preâmbulo sua promulgação “sob a proteção de Deus”, define e confirma que o Brasil não é ateu, respeitados, em sua plenitude, os direitos dos que não crêem.

Agora, ao assumir e definir projetos políticos e principalmente, projetos de poder, advogo o reconhecimento, respeito e representação destes princípios.

Ao escolher seus novos governantes, o povo busca a garantia defesa e promoção de seus interesses e benesses. Nada mais justo. No entanto, ao fazer isto, deve certificar-se de que a confissão destes ideais, valores, princípios, crenças, etc., não é um ato de última hora ou uma declaração difusa, ambígua, ou ainda uma atitude escapista de empurrar decisões para plebiscitos como modo de eximir-se de assumir o que realmente pensa.

O povo brasileiro não é tolo. Esconder idéias e projetos obscuros debaixo do tapete de programas sociais é estelionato eleitoral. Ofuscar propósitos e posições pessoais ou partidárias com as luzes feéricas de propostas temáticas e “politicamente corretas” é uma deslealdade com a população.

Sinceramente, o Brasil não merece tanto desrespeito.

Hoje, quase na boca da urna, é urgente observar o comportamento, as atitudes, as palavras dos candidatos para que amanhã o arrependimento não venha encher nossos corações.

Estejamos atentos e alertas. Para os leitores cristãos deste blog, fica aqui a proclamação:

- Corações ao alto! Nosso coração está em Deus. Demos graças ao Senhor Nosso Deus. Que a misericórdia de Jesus Cristo nos salve e faça o Brasil feliz na escolha democrática de seus governantes.

Para nós católicos: “Cor Jesv Evcaristicvm miserere nobis. Amen.”

Casa Forte, 30/09/2020


Marcelo Cavalcanti


(81) 93195627 - cavalcantimarcelo1948@hotmail.com



















Nenhum comentário:

Postar um comentário