terça-feira, 28 de setembro de 2010

O GRANDE MITO “NESTE PAÍS” E SUA SOMBRA



- É O MAL A EXORCIZAR


Neste domingo último (26/09), o jornal “O Estado de São Paulo”, o conhecido “Estadão”, tomou posição editorial e assumiu como seu o candidato José Serra. Ao justificar tal escolha, o editorial do “Estadão” afirma que além do currículo exemplar e dos valores éticos, “o candidato Serra é o que tem melhor possibilidade de evitar um grande mal para o país.”

Confesso que fiquei com inveja do redator. Está magistral. É exatamente esta a diferença. É precisamente isto que tem que ser dito e demonstrado à opinião pública. Quem é quem de verdade.

Candidatura com postura de “Diana de pastoril”, que quer incorporar os dois lados, tem dificuldade de se mostrar com nitidez para a população. Candidatura que se pretende sombra, continuidade de um mito, comete, na tentativa de parecer ser o outro, uma falsidade moral, para não usar um termo mais duro.

É aí, que começa a responsabilidade das forças vivas da sociedade civil em evitar um grande mal para o país.

Em três de outubro, afirma o “Estadão”: “o que o decidirá de mais importante e se deixará a máquina do Estado nas mãos de quem trata o governo e o seu partido como se fossem uma coisa só, submetendo o interesse coletivo aos interesses de sua facção.” O texto é preciso. Não deixa reticências.

E por fim, dá nome ao que urge exorcizar. O parágrafo final define tudo: “Se a política é a arte de aliar meios a fins, Lula e seu entorno primam pela escolha dos piores meios para atingir seu fim precípuo: manter-se no poder.Para isso, vale tudo: alianças espúrias, corrupção dos agentes políticos, tráfico de influência, mistificação e , inclusive, o solapamento das instituições sobre as quais repousa a democracia – a começar pelo Congresso. E o que dizer da postura nada edificante de um chefe de Estado que despreza a liturgia que sua investidura exige e se entrega descontroladamente ao desmando e à autoglorificação? Este é o “cara”. Esta é a mentalidade que hipnotiza os brasileiros. Este é o grande mau exemplo que permite a qualquer um se perguntar: ‘Se ele pode ignorar as instituições e atropelar as leis, porque não eu?’ Este é o mal a evitar.”

Evitemos o grande mal. Exorcizemos as sombras que ameaçam a democracia e fortaleçamos o estado de direito da República Federativa do Brasil.


Casa Forte, 28/09/2010


Marcelo Cavalcanti


(81) 93195627 - cavalcantimarcelo1948@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário