quarta-feira, 10 de novembro de 2010


NO OCASO DO MANDATO
SUA EXCELÊNCIA TERGIVERSA

Ontem, ao dar entrevista lá em Maputo, Moçambique, o Sr. Presidente da República culpou a enxurrada de dólares emitidos pelo Tesouro americano, pela guerra cambial instalada no mercado mundial.

Esse tsunami de moeda americana que encharca o país e o mundo, sem dúvida, tem a ver com nosso problema com a balança comercial, mas, nada que não possa ser administrado. O grande nó que ameaça a economia nacional é a invasão das importações “made in China”,  que desde os idos de 20002 já demolia a “golpes de marreta” nosso parque industrial de bens de consumo com concorrência desleal puxada por um câmbio artificial e o uso de mão de obra aviltada, explorada por um regime  de trabalho escorchante e salários ínfimos.

Tal política financeira e trabalhista aplicada por um governo de partido único (no poder a 61 anos!...), com mão de ferro, tem trazido muitas dores de cabeça à nossa indústria. Nossos calçados, nossas roupas, etc. já não encontram guarida no mercado internacional por um motivo elementar: o preço. Não dá pra concorrer com produtos manufaturados em regime de 12 horas diárias de trabalho, sob salários equivalentes a um mísero “bolsa família” e ainda vendidos em uma moeda amarrada a um câmbio fictício pelo braço forte do governo comunista de Pequim.

No entanto, Sua Excelência, ainda Presidente, nem citou tais fatos. Afinal, seu governo fez questão de declarar que a China é uma saudável “economia de mercado”. Pra que? – Por solidariedade ideológica, pra ficar “bem na fita”, pra facilitar ainda mais a exportação de “comodities” e nos tornar quase dependentes na nossa balança comercial das compras chinesas (que bilateralmente já são desequilibradas), que adquirem minério de ferro a preço de mercado e nos vendem bilhões em “gadgets” com preços subsidiados por um câmbio perverso.

Sei que Sua Excelência não é ”expert” em Economia. Está muito longe disso. Todavia, dava pra fazer um discurso um pouco menos infeliz.

Casa Forte, 10/11/2010
Marcelo Cavalcanti
(81)93195627  -  cavalcantimarcelo1948@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário