terça-feira, 26 de abril de 2011

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL E SEU RELATOR

O projeto de novo Código Florestal vem recebendo críticas de cientistas. De opiniões isentas e que tem em seus argumentos os estudos sistemáticos e o devido distanciamento dos clubes e confrarias de apaixonados e interessados em impor cadeias á nossa agricultura, como é ocaso de algumas ongs ambientalistas. Agora, fala a supremacia do saber mais respeitado da modernidade. Todavia, o relator, deputado Aldo Rebelo, alagoano, militante histórico do PC do B, desde os idos dos anos setenta, não pensa assim. Busca remover obstáculo ao avanço indiscriminado da agricultura nacional, mesmo que pagando o preço da devastação irreversível e deterioração definitiva de recursos hídricos e biosistemas já ameaçados.

Tudo pela produção. Este é um lema já usado historicamente pela extinta União soviética. Lá, destruíram o “Mar de Aral” para irrigar campos de algodão. Acabaram com bosques inteiros para transformar em campos para os gloriosos “mujiques”, aliados da revolução. O partido de Sua Excelência tem onde se inspirar. O Deputado Rebelo foi escolhido a dedo para esta tarefa. Não tem com o que se preocupar. Suas bases aceitam tudo em nome do processo revolucionário. Talvez fosse mais complicado para algum parlamentar do partido nominal da Presidente sustentar tal bandeira diante das preocupações dos segmentos que compõem as bases partidárias e que têm boa fé e rasgos de preocupações ecológicas.

O Deputado Rebelo tem tradição de fidelidade e rigor na lealdade ao governo. Vota em bloco. E o próprio, quando presidente interino da Câmara, do quanto é capaz...

Agora, somente uma pressão muito forte dos segmentos mais denso da sociedade poderá demovê-lo de tal intento. Os comunistas são argutos analistas do peso social dos movimentos políticos. Partidos da base governista e frações dos mesmos terão que ser atraídos para uma posição de oposição ao projeto. Caso contrário, ele vai passar, pois terá o apoio da maioria absoluta dos governistas e de segmentos majoritários da oposição.

Os verdes sozinhos não têm peso para barrar algo que tem interesses econômicos e políticos muito fortes.

Aqui fica minha solidariedade à SBPC e todos que se insurgem contra a irresponsabilidade de tal projeto e a defesa blindada do neoestalinista Deputado Rebelo.

Casa Forte, 26/04/2011
Marcelo Cavalcanti
(81) 93195627 – cavalcantimarcelo1948@hotmail.com













Nenhum comentário:

Postar um comentário