segunda-feira, 26 de março de 2012

VIOLÊNCIA E MORTE NO FUTEBOL




VIOLÊNCIA E MORTE NO FUTEBOL DO PAÍS DA “COPA 2014”

Faltando pouco mais de dois anos para o início da “Copa do Mundo de 2014”, em uma manhã de domingo, duas “gangs”, que se autodenominam “torcidas”, travam uma batalha urbana, onde quebram equipamentos públicos, apavoram a população circunstante e, por fim, matam.

Não é um fato isolado. Este domingo foi em São Paulo, onde deve haver a abertura do certame mundial. Não faz muito tempo, aqui em Recife, um adolescente, torcedor de um clube do interior, foi assassinado na frente do irmão, por um grupo de facínoras fantasiados de “torcida organizada”. É quase comum (ainda que absurdo), ao terminarem os fins de semana, as rodadas futebolísticas, aparecerem as notícias de violência, vandalismo e morte, ligadas diretamente ao futebol.

As “gangs” que atendem pelos nomes “gaviões da fiel” e de “mancha verde”, são reincidentes contumazes e continuam funcionando como se fossem edificantes sociedades esportivas.

Existe um largo espaço de tolerância, privilégio, descaso e cumplicidade culposa por parte das autoridades policiais, da justiça e do próprio Ministério Público, que assistem impassíveis aos clubes e federações tratarem esta canalha como se fossem cidadãos de bem. E assim, celebram acordos de “cavalheiros” (seria de gargalhar se não fosse criminoso), fornecendo ingressos subsidiados, além de assistirmos a desfiles ridículos e grotescos, em nossas avenidas, sob escolta policial.

O poder público é culpado de negligência e de indulgência malévola. As instituições futebolisticas são cúmplices e cometem dolo ao favorecerem, ainda que indiretamente, a ocorrência destes espetáculos de quase insanidade violenta, de sangue e de morte, que envergonham e constrangem a vida de nossas capitais.

- E ainda querem liberar o consumo de alcool e derivados nos estádios durante os eventos da “Copa de 2014”!!!... -

Casa Forte, 27 de março de 2012
Marcelo Cavalcanti

Um comentário:

  1. Aqueles que favorecem as atividades destas "gangs"fantasiadas com o título cínico de "torcida organizada", ao assumirem o risco consciente de estarem patrocinando a mobilização e ação de vândalos, desordeiros e assassinos, estão comentendo dolo, da mesma forma que um motorista bébado assume o risco de matar ao assumir o volante.
    Mas, como se sabe, a cartolagem só tem compromisso com seus próprios interesses mais mesquinhos e fica fazendo chantagem barata com o argumento de que a permissão a estes bandos que praticam, inclusive, roubos e assaltos de transeuntes, seria uma forma de controle externo.
    É um discurso falacioso e de má fé, que visa, apenas, criar clima para a tolerância e indulgência.

    ResponderExcluir