segunda-feira, 16 de abril de 2012

DESORDEM, VIOLÊNCIA, MORTE E DESCASO, IREESPONSABILIDADE ...LEVIANDADE




DESORDEM, VIOLÊNCIA, MORTE E DESCASO, IRRESPONSABILIDADE ...LEVIANDADE

Pouco tempo depois de comentarmos neste blog a deficiência do policiamento na coibição de confrontos e desordens após ou mesmo antes de jornadas esportivas, no Recife, aconteceu domingo de novo. Desta vez com duas mortes. E os depoimentos das autoridades policiais, dos cartolas de plantão e outros mais, são evasivos. “Morreram por que estava na hora deles.” só falta afirmarem tal despautério. A verdade é que gangs, quadrilhas disfarçadas de torcidas organizadas tomaram conta de parte do centro da cidade logo após o termino do jogo de futebol mais importante deste fim de semana. A polícia estava, como sempre fazendo “cara de paisagem” e inventando desculpas porque não enfrentou como deveria a desordem e o banditismo destes celerados.

Que o país saiba; aqui, em Pernambuco, a tolerância diante de bandidos vestidos de torcedores é mil. A incompetência pra tratar a questão é mais que evidente. E sempre aparece algum “relações públicas” da corporação policial, botando “panos quentes” na responsabilidade perante tais acontecimentos.

A população tem o direito de ir e vir antes , durante e depois de jogos de futebol sem ser molestada por bandidos vestidos de torcedores (repito). Porém, o que se vê não é isso. E pior, o tratamento dado pela imprensa local é muito ruim.

Os destaques ficam para os gols e declarações, frequentemente “folclóricas” de jogadores, técnicos e mesmo de “cartolas”.

Há casos em que até comentaristas se inscrevem no rol dos criadores de “folclore”. A imprensa esportiva com algumas exceções , aqui no Brasil, é sinônimo de banalidade e futrica inútil. Quem quizer saber de fato, o cerne do esporte neste país tem que procurar jornalistas e cronistas mais sedimentados e comprometidos com o ofício de informar. Mas, isso é coisa para um Juca Kfuri, como era para um Armando Nogueira, etc. A maioria mesmo, gosta é de defender o “jabá”e fazer um pequeno espetáculo de insensar celebridades. Enquanto, do lado de fora dos éstádios e até dentro deles, os bandos se degladiam e fazem dos cidadãos de bem, reféns de suas atividades criminosas, que ficam impunes porque não interessa nem aos “cartolas" acabar com isso, nem a crônica esportiva dar manchete e destaque a tais ocorrências, nem às autoridades implementarem um plano, tomarem uma atitude que efetivamente coiba tais absurdos, que vêm repetidamente acontecendo no Recife, como de regra em outras capitais.

Que o mundo saiba do sangue pisado das vítimas da inépcia do poder público brasileiro, da cumplicidade astuta da "cartolagem", da conivência leviana de quem deveria ter compromisso com a verdade e com a informação.

Casa Forte, 17 de abril de 2012
Marcelo Cavalcanti


Um comentário:

  1. Em postagem publicada em 02 de abril, intitulada "DESORDEM, ARRUAÇA E PANCADARIA" e em outra datada de 26 de março com o título "VIOLÊNCIA E MORTE NO FUTEBOL DO PAÍS DA COPA DE 2014", foram feitas denúncias recentes sobre o descalabro crescente, que é a transformação de nossas ruas em praças de baderna pelo canalhismo impune, acobertado por uma cartolagem conivente, observado com descaso pelos responsáveis pela segurança pública , que hesitam em usar o peso da lei e das medidas cabíveis em sua plenitude, em nome não se sabe de que, bem como, o proposital pouco caso feito por grande parte da crônica e do jornalismo, dito, esportivo, que não acha que seja bom para os"negócios" dar manchete fatos tão desagradáveis. A pergunta é: Debaixo de que tapete vão esconder esta malta de arruaceiros e criminosos, quando chegarem as "copas" de 2013 e 2014???...

    ResponderExcluir