quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TERRENO DA UNIÃO TRATADO COMO "BALDIO" TRAZ VIOLÊNCIA A BOA VIAGEM


VIOLÊNCIA OPORTUNISTA:

ASSALTOS E AGRESSÕES EM  BOA VIAGEM

Não é novidade o aproveitamento de circunstâncias, supostamente favoráveis para a realização de ataques, agressões, assaltos, sequestros–relâmpago, furtos e outros delitos. Existe uma frase popular que afirma que “a oportunidade faz o ladrão”.

A Referência é quase simplista, mas, deixando de lado o jeito direto da linguagem popular, o fato é que o bairro de Boa Viagem tem uma história, que já se faz repleta de incidentes criminais de rua. Todavia, os fatos que chamam a atenção, são de causa recente e decorrem de mudanças no traçado urbanístico da localidade.

As ruas Aderval Chaves, e Ana Camelo da Silva , recentemente, passaram a compor um binário. A mudança foi motivada por necessidades de maior fluidez de trânsito e não está em questão. Ocorre que esta alteração tornou os moradores da Rua Ana Camelo da Silva e seus transeuntes expostos à sanha criminosa na forma de emboscada.

De fato, foram abertas trilhas dentro de um complexo de bosque e mangue que existe próximo, em uma área de preservação pertencente à União e sob custódia da Marinha, que são usadas como rotas de ataque e fuga de marginais.

Com este caminho de acesso, de difícil abordagem policial, criou-se um meio propício ao estabelecimento de uma prática criminosa agressiva e sistemática. A área de preservação não é cuidada pela União, a qual pertence, nem, especialmente, pela Marinha, que tem a custódia. Trata-se, portanto, de espaço público devoluto, frequentemente invadido, entregue diuturnamente ao uso de ladrões e salteadores, vagabundos, drogados e traficantes, um amplo espectro da fauna do submundo, que vem de ocupações próximas e usa o grande “baldio” para suas atividades.

Para sanar esta situação, que é endêmica em toda a região, a população das ruas afetadas vem se levantando em clamor por uma solução de segurança pública que devolva a paz e a tranquilidade do local.

Tal reclamo tem um indicativo: policiamento ostensivo, preventivo e permanente, uma vez que não existem horas preferenciais e basta que seja percebida a ausência de efetivo policial para que as ocorrências retornem de maneira atrevida, com invasões de garagens de condomínios, expulsão de senhoras e crianças dos próprios automóveis para melhor efetuarem os roubos e outras formas ousadas de agressão, inclusive, aterrorizando os funcionários dos condomínios ali localizados.

Os moradores de Boa viagem pagam impostos muito altos e merecem ser olhados, no mínimo, com isonomia pelo poder público. As ruas citadas, onde os cidadãos são vitimas dos roubos e agressões, carecem do olhar protetor do estado. Parafraseando os versos de Tony Beloto no rock consagrado, que se ofereça “polícia para quem precisa de polícia”.
Recife, 27 de fevereiro de 2013
Marcelo Cavalcanti
(81)93195627
www.politicamenteatrevido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário