quarta-feira, 20 de março de 2013


A PROPÓSITO DE “FRANCISCO” em uma visão de Nizan Guanaes

Deu na “folha de São Paulo” de ontem, (19/03/2013), um artigo em linguagem coloquial, bem ao gênio pleno de  humor do publicitário: ...”O cardeal Bergoglio mostrou sem Power Point nem lero-lero como uma palavra pode mudar tudo, como um nome pode ser capaz de transmitir para o mundo todo uma mensagem tão poderosa e precisa.
A palavra é Francisco.
Francisco é uma palavra rica de significados num muno pobre de significado.
Francisco quer dizer coma moderadamente num mundo obeso. Francisco quer dizer beba com alegria num mundo que enfia a cara no poste. Francisco quer dizer consumo responsável em sociedades de governos e consumidores endividados. Francisco quer dizer uso responsável do irmão ar, o irmão mar, do irmão vento e de todas  as riquezas debaixo do irmão sol e da irmã lua.
Francisco é um freio de arrumação não só na Igreja Católica Apostólica Romana, mas na sociedade e quem ela deve guiar. Em 24 horas, Bergoglio pegou um instituição  que estava emparedada e a tirou da parede, transportou-a dos intramuros do Vaticano para o meio da rua, para o meio do rebanho.
Comunicar é o papel da Igreja. Pra isso, foram escritos o Velho Testamento e o Novo Testamento, e Jesus não deixa dúvida quando disse aos apóstolos : Ide e anunciai o Evangelho.
Ide, ao contrário do que faz a gorda Cúria Romana , quer dizer  ir, não quer dizer ficar em Roma. Quer dizer ir e anunciar.
E anunciar hoje é muito mais do que o comercial de 30 segundos. Anunciar hoje é usar todas as ferramentas disponíveis, todos os pontos de contato com seu pulico. Papa Franscisco sabe disso muito bem.
Tanto sabe que muito de  se apresentar ao mundo na sacada do Vaticano baixou um Steve Jobs nele, e,  quando o monsenhor veio lhe oferecer uma veste toda rebuscada, Francisco Jobs retrucou: Se o senhor quiser, pode vesti-la  monsenhor, eu, não. O carnaval acabou.
É digno de reparo que Francisco não fez pesquisas nem testes antes de criar tudo isso. Não precisava. Foi buscar sua mensagem no DNA da Igreja . E está escrevendo certo por linhas tortas.
Mesmo as coisas conservadoras que tem dito, coisas com as quais eu pessoalmente não concordo, são muito relevantes. A Igreja não pode querer agradar todo mundo. Ela tem que marcar territórios e significar coisas, e, ao faze-lo, naturalmente exclui almas de seu rebanho.
Marca, design, conduta, relações públicas, endomarketing, alinhamento interno: “habemus papa.
Francisco se utilizou de todos  os recursos de marketing para passar sua mensagem rapidamente, com alto impacto e precisão, para o público interno e para o público externo.
Parece até que o 3G Capital assumiu o comando da Igreja. Choque de gestão, orçamento base zero, alinhamento com a cultura perdida, volta às raízes, fé no trabalho, administração franciscana e disciplina de jesuíta de Santo Inácio e Professor Falconi.”...
 
O texto fala por si mesmo. Agora, é botar fé.
Recife, 20 de março de 2013
Marcelo Cavalcanti
(81)93195627
www.politicamenteatrevido.blogspot.com

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