sexta-feira, 22 de março de 2013

ELE FAZ HOJE COMO TANCREDO EM 84....


ELE FAZ HOJE COMO TANCREDO EM 84 (...?) QUASE, AS CIRCUNSTÂNCIAS SÃO OUTRAS, MAS, TÊM SUAS SEMELHANÇAS
O governador Eduardo Campos vem se articulando de modo calmo, constante e eficiente. Busca aliados nas hostes mais diversas e principalmente, entre os dissidentes do mais forte adversário.

Trata-se de uma estratégia de acúmulo de forças semelhante aquela usada em 1984 pelo falecido Tancredo Neves. Naquela época, não seria possível pensar em vitória no colégio eleitoral sem o apoio de dissidentes do partido de apoio do regime militar, então, desgastado e quase moribundo. No caso atual, observa-se que a base governista, do ponto de vista formal, é imbatível. O PT é de longe  o maior partido político organizado no país. Porém, muitos e muitos são os insatisfeitos. O gigantismo de uma base política sempre leva a rupturas. É natural.

Agora, depende da capacidade das forças que se levantam para suceder no poder, o empenho e competência em arregimentar forças mais amplas e fazer do ato de dissidência uma adesão ao futuro. A insurgência não se dá apenas pelo fragor emocional, embora, ele seja necessário para insuflar ânimo e voluntarismo.

Portanto, fazer encontros com os mais diversos partidos é bom; com forças insatisfeitas de outros partidos também. Aprofundar fissuras dentro do chamado “campo ideológico” das forças governistas (será que existe isso?), melhor ainda.

O governador Eduardo Campos tem uma vantagem incontestável: tem raiz de esquerda, é neto de um herói da democracia, tem pertinácia e muita obstinação em seus propósitos e acrescente-se, tem bom carisma político.

Tudo isto, mais uma conjuntura favorável poderá ser o que ele precisa para decolar.
Por enquanto, ele faz como Tancredo Neves, ascendente de um outro concorrente, busca apoio e compromissos com cautela  e inspirando confiança aos seus interlocutores.

Allez  Governador! Pernambuco aguarda ansioso a devolução de Suape, pelo menos...
Recife, 22 de março de 2013
Marcelo Cavalcanti
(81)93195627
www.politicamenteatrevido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário