quinta-feira, 7 de março de 2013


VÉSPERAS BENDITAS! AMANHÃ É
O DIA INTERNACIONAL DA MULHER
FAÇAMOS A DATA AFIRMATIVA

Lembrar o dia 08 de março tem implicações boas, heroicas e tristes. Sua história começa com o incêndio de uma fábrica em Nova York e assassinato em massa de suas operárias. Algumas correntes de esquerda, que ainda suspiram pelos tempos dos sovietes, “esquecem” de modo capcioso este fato cruel e optam por datar  uma manifestação ocorrida na Rússia de então, porém muito depois do ano da carnificina novayorquina.

Todavia, quando falo de comemoração afirmativa, quero dizer que podemos homenagear e ao mesmo tempo transformar nosso gesto em ação, em iniciativa. Foi deste modo, por exemplo, que agiu hoje o deputado Zé Maurício, de Pernambuco, que apresentou um projeto de lei  para que seja criado um sistema unificado de informações sobre atos de violência contra a mulher. Vejamos  um segmento de seu pronunciamento: ... Estou apresentando uma proposição, que sendo aprovada, cria o Sistema Integrado Estadual de Registro de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher no Estado de Pernambuco”... E continua: ...”Assim, desenvolvo este pronunciamento lembrando a data de amanhã, 08 de março, de maneira afirmativa, buscando ir além do mais que justo gesto de carinho e reconhecimento ao gênero e sua heroica trajetória de lutas. Caminho que teve e tem muitas pedras, mas, que é coroado de sucesso que nos alegra, quando observamos o destaque alcançado pelas mulheres no Brasil e no mundo. O sistema aqui proposto vai rastrear os delitos contra a mulher de modo especial e vai ajudar na prevenção de tais atos criminosos. Vamos colocar as instituições do estado e, em particular, de segurança pública a serviço da proteção efetiva da mulher. Todos os órgãos estatais, de todas as áreas devem ser convocados para esta tarefa. Não há tempo a perder diante da realidade de nossa sociedade. O projeto, aqui apresentado, inclui entre as providências a criação de uma Central de Atendimento à Mulher de três dígitos, o que vem a ser um Disque Denúncia Mulher. Um instrumento de emergência para a vítima e para aquele que presencia ou percebe a ameaça do ato violento e pode denunciar e evitar, até mesmo, a concretização do mesmo. Este sistema proposto prestará seu atendimento com foco no atendimento, orientação e encaminhamento das vítimas e familiares indiretamente atingidos aos mais diversos serviços da Rede de Enfretamento à Violência Contra as Mulheres em todo o Estado. Se este projeto de lei for aprovado, estaremos prestando uma homenagem mais valiosa que mil discursos, que mil buquês das mais belas rosas, ainda que, as mulheres sejam merecedoras de todas palavras de elogio e incentivo; ainda que sejam mais que merecedoras em receber todas as flores que a natureza prodigamente produz. Não podemos ser ausentes na defesa dos direitos de gênero das mulheres. Não podemos olhar de cabeça erguida para o povo, deixando de lado a questão principal que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, que a luta por seus direito e anseios. Não se pode pronunciar o Dia da Mulher e esquecer de nossas irmãs que imploram, quantas vezes, pelo simples registro de um boletim de ocorrência e recebem de volta a má vontade e o descaso.”...

Como se vê, com um pouco de boa vontade e interesse verdadeiro, é possível avançar nas políticas públicas referentes à mulher.
Recife, 07 de março de 2013
Marcelo Cavalcanti
(81)93195627
Em tempo: depois de termos assistido estarrecidos as agressões a Yoani Sanchez, uma blogueira que defende a causa de gênero da mulher, é preferível que façamos como o deputado Zé Maurício de Pernambuco, que resolveu prestar suas homenagens com um projeto de lei que ajuda na defesa e proteção da mulher.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário