segunda-feira, 15 de abril de 2013

COREIA DO NORTE, LIÇÕES DE ÓPERA BUFA


O QUE A COREIA DO NORTE TEM A VER COM O BRASIL DE HOJE?
 
 
Ensandecido, obcecado, celerado, um ditadorzinho tenta chamar a atenção do mundo e fazer da sua ridícula pequenez um ponto de arremesso de fúria dramática, com a qual tenta ferir seus desafetos.

O Brasil pouco tem a ver com isso, salvo, que por aqui, alguns discípulos do mesmo corpo de ideias tentam nos arrastar a uma cumplicidade com a saga de delírio macabro que é orquestrada por uma casta de militares neofascistas coreanos, que se inspiram em um estalinismo retrô.

Todavia, o cenário de ópera bufa, que vemos nos audiovisuais enviados por Pyongyang exercem fascínio por serem emblemáticos de distopia ainda ansiada pelo imaginário do fundamentalismo estalinista, que pasmem, ainda tem adeptos.

Não há porque se perder muito tempo com as fanfarronices do ditadorzinho de rosto juvenil lá do estremo oriente. Mas, convém tirar lições de até onde pode ir o desatino de uma aventura neofascista que se acha de “esquerda” e revolucionária.

Lá, nem o governo chinês tem mais paciência com os surtos megaloníacos  de um tiranete, que sequer consegue alimentar a população com dignidade e autonomia. Aqui, urge observar o desastre deste suposto comunismo retrô e olhar com um mínimo de senso crítico ao ouvir o canto de sereia de certos ideários.

De resto, lamenta-se, apenas, que o netinho bufão pode ter compulsão suicida e arrastar com ele vítimas inocentes de povo oprimido.
Recife, 15 de abril de 2013
Marcelo Cavalcanti
(81)93195627
www.politicamenteatrevido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário