sexta-feira, 24 de maio de 2013

"CORPUS CHRISTI" UM MARCO NA HISTÓRIA DA CRISTANDADE


CORPUS CHRISTI, UM FERIADO QUE MARCA DIFERENCIAL

- o corpo de cristo entre nós, ou apenas uma memória...?
Ostensório contendo o "Santíssimo Sacramento"
 
Hoje pouco lembrado e nem sempre consagrado como feriado, o “Dia de Corpus Christi” está chegando (próximo dia 30/05), é santificado pela Igreja e tem um significado de grande importância histórica. Ao renunciar à primazia do Papa, o luteranismo rejeitou a transubstanciação que transforma a hóstia no corpo de Cristo e o vinho no Seu sangue.

A imagem do Sagrado Coração de Jesus tem muito mais significado do que imaginam, inclusive, muitos católicos. A data comemorativa está chegando. Vamos restaurar o significado histórico.

A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo vem do século XII, mais precisamente, 1264. O fato ocorreu por edição da bula “Transiturus de hoc mundo”, em 11 de agosto daquele ano. O autor foi o Papa Urbano IV.

Portanto, o marco é anterior ao cisma protestante. Todavia, com o rompimento luterano, a doutrina não foi incorporada pelos dissidentes, pois, a negação do princípio da primazia sacerdotal afetaria a consagração dos corpos da comunhão.

A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269 e atualmente há movimentos para a sua restauração. Nada melhor que neste “Ano da Juventude” reacendermos esta chama caracteristicamente católica.

“Cor Jesv Eucharisticvm miserere nobis”

Recife, 24 de maio de 2013
Marcelo Cavalcanti
(81)93195627
www.politicamenteatrevido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário