sexta-feira, 28 de junho de 2013

CUIDADO.... - O INFERNO MORA AO LADO

CUIDADO...
– O INFERNO MORA AO LADO

A indicação da alternativa plebiscitária é a denominada “fuga para frente”, ou seja, defender-se diante de uma situação de acuo, com a manobra de ataque. No caso em questão do momento brasileiro: a Presidente da República “saiu das cordas” com a declaração de cinco pontos, onde a proposta de plebiscito é o passo de fuga à frente.

O exemplo francês, do início dos anos sessenta, é emblemático. De Gaulle adiantou-se às ações e mobilizações da esquerda e da direita radical que o empurravam, convocando um plebiscito, onde a eleição do presidente da república passaria ser direta, o que seria uma pequena revolução, perante a tradição parlamentarista francesa. Depois disso, o poder lhe caiu no colo por anos e anos e ainda elegeu o sucessor.

Na Venezuela, a queda ruidosa de Andres Perez, foi ponto de largada para a eleição quase plebiscitária de Chavez, que aproveitou a grande maioria oportuna para concretizar seus sonhos autoritários, caudilhescos, aos quais chamou de “bolivarianismo”, o que faz sentido: Bolivar nunca amou a democracia parlamentar.

O país se encontra em uma encruzilhada política de grande risco. As mobilizações devem ser mantidas, todavia, é necessária muita atenção crítica para que nossos jovens e indignados em geral não sejam manipulados em direção a caminhos autoritários, que resvalam na perdição totalitária disfarçada de democracia direta.

É justo e muito saudável tentar assaltar o céu, mas, sem esquecer que a porta do inferno fica ao lado - e está aberta.

Recife, 28 de junho de 2013
Marcelo Cavalcanti
(81)93195627
www.politicamenteatrevido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário