quinta-feira, 4 de julho de 2013

A MONTANHA VAI PARIR UM RATO

“CONSTITUINTE”, “PLEBISCITO”, REFORMA”, TANTO FACTOIDE...

No dia 24 de junho, ou seja, onze dias atrás, uma declaração cheia de adereços verbais falou de “constituinte exclusiva”, “plebiscito”, etc, etc. Foi um desastre. Em dez dias estava tudo sepultado. O governo mostrou inépcia, imaturidade política e um clamoroso despreparo.

A cada ida a público de Sua Excelência crescem os motivos para crítica. Não é por acaso que todos os dias o movimento de protesto amplia os segmentos participantes e mais, começa a ter a adesão de grupos profissionais organizados, e ainda, setores sociais distintos, que normalmente têm poucas afinidades estão se articulando e se unindo nas manifestações. O que era distância social, com a convivência pontual, nas ruas e na internet, descobrindo interesses comuns, gera afinidades e isto fortalece em curto e médio prazo a capacidade de mobilização.

Mas, não é tudo. Enquanto as passeatas e protestos se alastram pelo país, o governo insiste na manobra diversionista de tentar desviar a atenção para a discussão formal de “constituinte”, “plebiscito”, etc. A inviabilidade dessas propostas vai desgastando ainda mais a imagem governamental. Não entenderam que o povo está acordado, cansou de tantas armações enganosas.

É preciso que alguém informe a Sua Excelência que factoide não sustenta governabilidade e que marqueteiro não é cientista político. Propaganda fantasiosa não resiste a um verão. Além de tudo isso, existe a fadiga do projeto populista, que já desbotou, perdeu a cor avermelhada e mesmo o charme do rótulo de esquerda.

Agora, pouco resta como área de movimentação tática para reagir. Mas, existem possibilidades que devem ser usadas. Importa não se deixar levar e ser embalado pela propalada dissonância cognitiva. Todavia, a insistência em desviar dos desejos, do foco do que é pretendido pelas multidões indignadas, fazendo de conta não perceber o que e porque gritam as vozes que se erguem nas ruas pode levar à deprimente constatação de que a montanha inepta mal consegue parir um rato.

Recife, 05 de julho de 2013
Marcelo Cavalcanti
(81)93195627

www.politicamenteatrevido.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário