segunda-feira, 9 de setembro de 2013

OS "BLACK BLOCS" JOGAM DO LADO DO GOVERNO




OS BLACK BLOCS SÃO AGENTES QUE JOGAM DO LADO DO GOVERNO
 

A pratica dos ‘black blocs’ é quase tudo que o governo poderia desejar para desmontar e desmoralizar o movimento irredentista a que assistimos a partir de junho último.

Desde aquele mês, já grande o clamor em torno da violência e a rejeição da sociedade por esse tipo de prática em movimentos sociais.

Criticava-se a truculência da polícia e a opinião pública ficava do lado dos jovens insurgentes civis. A ogra a radicalização por parte de grupos do tipo “black bloc” , autênticos baderneiros com um apelido exótico, mudou todo o cenário.

As instituições democráticas são arranhadas por este comportamento que é mais do que uma simples desobediência civil.  Na verdade, é uma atitude provocativa que visa desestabilizar o próprio movimento e só um visionário psicótico imaginaria que ao buscar esta senda haveria um fortalecimento das mobilizações.

Estes são os fatos. A saída é denunciar os responsáveis como provocadores que estão contra, repito para enfatizar, contra o movimento de contestação, que por ser difuso, tem dificuldade de se organizar domo mais consistente.

Lá nos idos de junho, já se comentava neste blog, que o “perigo morava ao lado”. Nunca se sabe aonde vai o alcance político de um movimento de massas. A radicalização aparentemente à “gauche” se revela uma tática neofascista, que lembra os badernaços dos nazistas, antes de tomarem o poder na Alemanha. No caso atual, a polícia faz de bom grado o papel de “sparing” para compor o drama. 

É urgente acabar com a presença de violência fútil, banalizada nas manifestações de rua. Isto apenas fortalece aqueles a quem a multidão indignada quer atingir.

Essas teses de “violência revolucionária” já faliram faz tempo. São doutrinas que não têm assento em uma democracia, principalmente, em uma democracia do século atual.

Vamos pra rua sim, porém, sem qualquer cumplicidade com os “black blocs” ou assemelhados.

Recife, 09 de setembro de 2013

Marcelo Cavalcanti

(81)97046806

www.politicamenteatrevido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário