sexta-feira, 27 de setembro de 2013

XAMBÁ, um nome, uma polêmica, um reconhecimento




XAMBÁ,

UM NOME, UMA POLÊMICA, UM RECONHECIMENTO
 
A inauguração de um terminal de integração de transporte coletivo urbano em Olinda tornou-se ponto de polêmica e foco de intolerância.

O nome dado à nova estação de transbordo para linhas urbanas é uma homenagem ao antigo quilombo urbano, talvez, o único da América Latina, que acumula a condição de sobrevivente  como comunidade religiosa, que mantém as tradições culturais de seus antepassados étnicos, quase uma relíquia de persistência heróica de séculos de perseguições duras e atrozes.

Todavia, a onda fundamentalista que exacerba determinados grupos religiosos, que já vêm investindo contra outros segmentos da sociedade, se inflamou com o reconhecimento oficial da comunidade afro-brasileira e chegou a ensaiar “protestos”.

Esquecem-se esses grupos, que algumas décadas atrás, foram alvo de discriminação e chacotas por serem , suas doutrinas, de origem exótica e importadas pelo missionarismo anglo-saxão.

Vivemos a construção de uma sociedade multicultural e multirreligiosa. Somos um exemplo para o mundo, porém, o vicejar de radicalismos ameaça o amalgamento de nosso mosaico sócio-cultural.

Em boa hora, parece, a onda de rilhar de dentes e exacerbações refluiu. Afinal, basta, apenas, bom senso. E ainda mais, em uma cidade como Olinda, que erigiu nos últimos decênios uma tradição de liberalidade e convivência fraterna de todas “tribos” e segmentos comportamentais e religiosos.

Em nosso país imenso, onde se instala uma civilização ampla e há espaço para homenagem a todos os heróis e ícones sacralizados, sem discriminação de qualquer natureza, mas, com respeito e isonomia, como convém a uma sociedade republicana e democrática sob a égide de um estado laico.

Parabéns ao prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, e ao governador Eduardo Campos, através de seu Secretário das Cidades, Danilo Cabral, pelo ato de reconhecimento e resgate da História  de um quilombo, assim como, pela ousadia saudável, democrática em enfrentar o ranger de dentes dos néscios e intolerantes.

Recife, 27 de setembro de 2013
Marcelo Cavalcanti
(81)97046806
www.politicamenteatrevido.blogspot.com                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário