quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A ORDEM PÚBLICA NOS TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO



A ORDEM PÚBLICA E OS TERMINAIS DO SISTEMA ESTRUTURAL INTEGRADO



O que está acontecendo nos terminais de integração da Região Metropolitana é alarmante. Nos horários chamados de “pico”, na hora do “rush” do final da tarde, as plataformas se transformam em campo de corrida e de batalha junto às portas dos ônibus, tudo,  com direito a gritaria, troca de empurrões , esbulho e atropelamento de idosos, de senhoras com crianças (as vezes ainda colo), deficientes; com usuários sendo largados ao léu, no meio do parque chegada dos coletivos, fora das plataformas, com veículos dando partida com portas abertas, agentes de segurança empurrando os usuários  para dentro das portas, etc. E muito mais.

O clima é de desrespeito ás normas de trânsito, às instruções da CTTU e do próprio  “Grande Recife”. Tudo acontece ao arrepio das regras mais básicas de civilidade.

Tais fatos ocorrem sem a presença de tropa policial e, em alguns casos, na presença de um pequeno efetivo, que apenas assiste complacente a inoperância dos gestores e seus gerentes  que apenas contemplam  as verdadeiras arruaças  promovidas  por turbas que se assemelham a manadas desgovernadas em correrias pelas plataformas e fora delas.

O que se denuncia é grave e se invoca além de uma simples medida de administração. Esse é um caso de ordem pública, de flagrante  violação da lei. O Ministério Público deve observar tais procedimentos.

Independente da pusilanimidade dos gestores e gerentes dos terminais, que assistem placidamente às desordens, o que aqui é descrito é de ordem policial, diz respeito à segurança , ao direito de ir e vir do cidadão e ao sossego público.

Não vou me deter aqui no estado visivelmente deplorável das instalações dos terminais. O que clama com urgência é o clima  acintoso de desordem.

Torna-se, mesmo, discutível se a permissividade configura risco previsível de dano físico e grave constrangimento, que envolve milhares de cidadãos.

Isto é mais que um caso administrativo; exige a ação preventiva de força policial para a manutenção da ordem e concomitante medidas corretiva da administração pública, para que o fato não se mantenha como algo cotidiano que agride a população que usa os terminais para o deslocamento de atividades vitais como o trabalho e o estudo.

O caso do chamado  “Terminal da Macaxeira” é mais clamoroso. Este blog já assistiu inúmeras vezes, idosos e deficientes sendo empurrados e achacados pela turba desordeira, sem que haja qualquer ação preventiva e, no caso, repressiva.

Há também, necessidade de reorientação de motoristas para que não se configure conivência  entre estes e a ação dos desordeiros. Fiscalização e punição exemplar aos prevaricadores.

Em suma, urge a determinação de ação policial sistemática  e ostensiva em grau suficiente  para a manutenção da ordem e o sossego público, além, de medidas administrativas eficazes.

Recife, 02 de outubro de 2013
Marcelo Cavalcanti
(81)97046806
www.politicamenteatrevido.blogspot.com

 

Um comentário:

  1. Sugestão aos leitores: diante de flagrantes de desordem e violência, fotografem, filmem, liguem para a imprensa, denunciem, liguem para 190, não fiquem omissos.
    A população tem direito a serviço público de qualidade .
    O TERMINAL DA MACAXEIRA CONTINUA SENDO UM PALCO DE DESORDEM com a conivência dos agentes de segurança.

    ResponderExcluir