sábado, 5 de fevereiro de 2011

O APAGÃO DA INÉPCIA

que sucateia a CHESF


Todos os especialistas são unânimes: o sistema elétrico brasileiro é dos melhores do mundo enquanto concepção, projeto e construção, no entanto, ao ser examinado na sua execução, é fácil notar as falhas, o descaso na manutenção, no investimento, na conservação do conjunto dos equipamentos.

Pergunta-se: será que o “sistema Chesf” resiste a uma inspeção rigorosa por agentes independentes, sem subordinação ao Poder Executivo? Poder-se-ia propor uma investigação do Ministério Público Federal em todo o “sistema Chesf”. Há motivos para tanto. Os prejuízos amargados pela população de oito estados, além dos danos morais, materiais, constrangimentos, transtornos acrescidos da morte, ontem, da menina Jéssica, vítima de incêndio decorrente indireto do sinistro. Tudo devia ser contabilizado nos parâmetros da nomeclatura jurídica e transformado em argumento legal, justificante da ação do Ministério Público Federal. Fica aquia sugestão às instituições da sociedade civil. Atenção OAB. O Poder Executivo, na pessoa de seus titulares e prepostos, não pode declarar simplesmente que ignorava ou ignora, pois, estão quase todos em postos de mando, ou a frente das empresas responsáveis pela produção e transmissão há muito tempo. A Diretoria da Chesf é a mesma desde 2003 e no seu Conselho Administrativo está a atual Ministra do Planejamento Miriam Belchior. O ministro de Minas e Energia está no posto a um bom tempo e a Presidente da República passou oito anos do governo anterior, fazendo parte do núcleo do seu primeiro escalão e mais, nos primeiros quatro anos, foi ministra da pasta em questão.

Falar em desconhecimento, surpresa seria um agravo a quem está a tanto tempo cuidando deste tema, administrando as companhias envolvidas nesta atividade estratégica, fundamental de qualquer país moderno: a produção e transmissão de energia elétrica.

Portanto, que o episódio da cartela eletrônica em falência na Subestação São Luiz Gonzaga, em Jatobá, Pernambuco, seja bom motivo para uma faxina de inspeção, investigação e mudança de atitude com nossos macroequipamentos.

Geradores, linhas de transmissão, estações de distribuição, etc. são patrimônio estratégico do país. Sua guarda, manutenção e cuidado são deveres de alta responsabilidade. Que venha o Ministério Público Federal.

Casa Forte, 05/02/2011
Marcelo Cavalcanti
(81)93195627 - cavalcantimarcelo1948@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário