segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O reconhecimento, para ser completo, deve ir além da designação dos atos e incluir a todos e a tudo. E ainda não é bastante. Deve começar pelos motivos e nenhum é maior que a humanidade, portanto, é assim que se inscreve o evento que esta postagem noticia.


MEMÓRIA VIVA

(Segunda Edição)


- Homenagem ao TENENTE GASTÃO VELOZO DE MELO


No próximo dia 05/09, na cidade de Lajedo, será aberta uma exposição fotográfica chamada “Redescobrindo A Jornada de Meu Pai”, sobre a participação da “FEB – Força Expedicionária Brasileira” na Segunda Guerra Mundial, nos campos da península itálica. Em especial, será homenageado o Tenente Gastão Velozo de Melo, que foi “pracinha”, combatente direto nas batalhas contra as tropas nazifascistas. O Tenente Gastão é testemunha lúcida e um depoente de grande interesse sobre os fatos ocorridos na época e suas circunstâncias.

O trabalho é da autoria de sua filha, Eliane Velozo, comunicadora visual e fotógrafa pós graduada, militante de largo e longo tempo que, assim como, o pai, Tenente Gastão, é natural de Lajedo, no agreste pernambucano.

Esta obra documental aborda aspectos que vão da linha de defesa do nosso litoral, passando pela observação local dos campos itálicos, do que restou de memorial e narrativa oral da experiência que se fez histórica por significado, mérito e heroísmo.

A mostra fotográfica terá instalação temática em barracas de campanha do Exército Brasileiro e será por si mesma um exemplo de união da arte com eventos de nossa História Contemporânea, com a participação do emblema das Forças Armadas na luta pela liberdade e pela democracia.

A tarde da segunda feira, 05 de setembro próximo, contará com este sorriso histórico, artístico, libertário. Somos todos mais felizes por termos o testemunho vivo de Gastão Velozo de Melo, do alto de seus quase noventa anos e, de igual modo, o trabalho genial e virtuoso de Eliane Velozo. É por esta e outras que nos enche de orgulho a condição de pernambucanos, desta terra onde “corre o sangue de herói, rubro veio”... (*)


Casa Forte, 13 de agosto de 2011
Marcelo Cavalcanti
(81)93195627 - cavalcantimarcelo1948@hotmail.com

www.politicamenteatrevido.blogspot.com

Um blog sempre a serviço da liberdade, da democracia e das humanidades

*- Oscar Brando da Rocha, no “Hino de Pernambuco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário