sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CULTO À VIOLÊNCIA III


Um desmonte da cidadania

A degradação da figura humana, já aviltada pela exclusão social e pela execração pública, atinge a todos. É impossível separar a humanidade de um, por pertencer a determinado agrupamento social, de outros mais ajustados às regras e valores da sociedade. É uma afirmação desconfortável, porém, plena de fundamento.

Quando assistimos jovens populares (seja por qual for o motivo) serem ridicularizados, folclorisados em sua aparente incultura, ou cultura não adequada à norma tida como culta, serem xingados como se fossem meio cidadãos, ou mesmo, como se nem cidadãos fossem, estamos empalidecendo e ameaçando a nossa própria cidadania. O conceito de cidadão tem como atributo inalienável a isonomia. Sem este caráter, a igualdade perante a lei e o estado se corrompe. E isto se afirma na medida em que se desrespeitam os mais vulneráveis e desvalidos, independente de suas práticas, valores e costumes individuais.

Quando este princípio pétreo racha e se esfacela, quase tudo pode ocorrer, pois, está, então, sacramentada a divisão social e consequente estigma entre os intrinsecamente bons e os maus por índole ou origem, ou ainda, por ideário ou fé. É assim, que a Kan-klus-kan apedreja e ateia fogo a negros, que para eles não têm alma e portanto, que mal faz?... (!). Foi assim que os calvinistas, na Suíça de anteontem, torraram em fogueiras católicos (para eles infiéis. Foi também, deste modo, que a Inquisição supliciou judeus e dissidentes de seus dogmas, apoderando-se de seus bens e riquezas. E ainda, os romanos em relação aos que eles chamavam de “bárbaros”; Stalin matando “contrarrevolucionários” até a machadadas, etc.

Assim, antes que a sociedade aprofunde esta fissura, que é o olhar de “través” para os jovens pobres estigmatizados como tal em suas misérias, urge levantar a voz e buscar os meios de estancar esta sangria moral disfarçada de uma simples execração do crime.

Casa Forte, 07 de outubro de 2011


Marcelo Cavalcanti


(81)93195627 - cavalcantimarcelo1948@hotmail.com


www.politicamenteatrevido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário