segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CULTO À VIOLÊNCIA:



O descrédito social
O preconceito e
A auto-imagem aviltada

Seja no rádio, seja na televisão, seja mesmo em alguns tablóides de apelo popular, há um tipo de jornalismo que explora a violência que se abate sobre as camadas mais populares e mais desassistidas.

Pessoas simples são levadas ao ridículo. Pequenos infratores são demonizados. Criminosos pobres são linchados oralmente por esta mídia, são vilipendiados em seus direitos civis de modo acintoso em nome do desejo de vingança de grupos e segmentos sociais. Obcecados pela busca da audiência popular e desrespeitando esta mesma população alvo, desenha-se em cores berrantes os infortúnios e misérias morais de indivíduos, que, desgraçadamente, tornaram-se vítimas ou autores, protagonistas ou coadjuvantes de malefícios, não raro, cruéis.

Por trás deste comportamento oculta-se o descrédito nas instituições básicas da sociedade e neste caminho da falência moral caminham com desenvoltura as crenças obscurantistas e o apelo ao autoritarismo. Esta senda do escárnio pelas atrocidades, que atormentam os populares mais expostos, é larga e curta em alcançar soluções, supostamente, eficazes de defesa de execuções e arbítrio sumaríssimo à margem e mesmo em frontal arrepio da lei.

É o arreganhar e ranger de dentes da indignação, aliado ao sarcasmo mais chulo do preconceito, que encontra reflexo e eco na auto-imagem aviltada de populações que vêem a si mesmas por este espelho perverso e vil.

Agora, a Arquidiocese de Olinda e Recife, através da Pastoral da Juventude do Meio Popular, está realizando um movimento de resgate da dignidade, principalmente, dos jovens pobres, que são denegridos por sua condição de carência, de injustiça e de miséria de valores sociais. Assim, está sendo preenchido um abaixo assinado que será encaminhado à Assembléia Legislativa e ao Ministério Público, que objetiva levantar a voz de oposição e denúncia a esta prática de mau jornalismo, que além de indigno é covarde.

Marcelo Cavalcanti
(81)93195627 - cavalcantimarcelo1948@hotmail.com
www.politicamenteatrevido.blogspot.com
Um blog pela liberdade, pela democracia, que denuncia preconceito e obscurantismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário