sexta-feira, 9 de março de 2012

ENTRE A FESTA E O MANIFESTO II



ENTRE A FESTA E O MANIFESTO II
A alienação chinesa...

 Enquanto segmentos da esquerda mais incendiária buscam associar a luta pela emancipação e plenitude dos direitos das mulheres às marchas e contramarchas da “revolução”, não é somente o blog dissidente de Yoni Sanchez que fala mal dos descaminhos revolucionários.

Um colunista da Folha de São Paulo, chamado Fabiano Maisonnave, em artigo publicado hoje, exibe a face “alienada”, futil da imprensa oficial chinesa. Vejamos:



Publicada em homenagem ao Dia das Mulheres pelo "Diário do Povo", foto mostra garçonete servindo chá durante a sessão legislativa do Partido Comunista, em Pequim (8.mar.2012)
Por Eric Vanden Bussche, de Pequim
No Dia Internacional da Mulher deste ano, o “Diário do Povo” _jornal oficial do Partido Comunista chinês (PCC)_  resolveu homenagear o sexo feminino em sua página principal da internet por meio de uma coleção de fotografias. Sob o título “Mulheres Bonitas nas Duas Sessões,” ressalta a presença feminina no Comitê Nacional da Conferência Política Consultiva da China e no Congresso Nacional do Povo nestas últimas duas semanas. “Hoje é o Dia Internacional da Mulher,” explica o texto que acompanha as fotos. “Neste dia especial, vamos dar uma olhada nessas lindas mulheres das duas sessões.” Mas em vez de centrar as atenções na participação das mulheres na política, as fotos mostram belas e sorridentes jornalistas em coletivas de imprensa, uma garçonete servindo chá, fileiras de lindas moças prontas para prestarem serviços aos delegados do congresso e assim por diante.
Os editores responsáveis pela homenagem talvez não entendam o significado do Dia Internacional da Mulher. Em vez de ilustrar a atuação das mulheres na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento da China no congresso, pareciam mais preocupados em agradar àqueles internautas que apreciam a beleza das chinesas. Na maioria das fotos selecionadas, aparecem moças que foram contratadas para trabalharem como garçonete e recepcionista durante o evento. Apenas uma foto mostra uma delegada do congresso, vestida em trajes típicos de sua etnia e rodeada de homens de terno e gravata. Nem mesma ela é identificada pelo nome. Infelizmente, essa “homenagem” serviu apenas para reforçar os estereótipos que relegam as chinesas a um papel secundário na sociedade.”...



É tudo que não se esperaria (?...) de um jornal controlado por um partido comunista no poder. Mas, está lá pra quem quiser ver. Além de ser uma matéria frívola, o teor editorial é de uma estupidez clamante. Por estas e outras, as feministas têm toda razão ao denunciarem o que elas chamam de “machismo” entre segmentos da esquerda mais tradicional.


Como muito bem afirma um velho ditado popular: “nem tudo que reluz é ouro”.

Casa Forte, 09 de março de 2012
Marcelo Cavalcanti
www.politicamenteatrevido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário