domingo, 11 de março de 2012

PARABÉNS RECIFE!!!...



RECIFE, UMA CONQUISTA TENAZ DESDE 1537

De um povoado de pescadores e depois, vila de pequenos comerciantes, chamados de “mascates”, o Recife foi crescendo até ocupar o centro político da província e se tornar a sua capital.

Foi palco de lutas e batalhas renhidas como a Batalha de Casa Forte em 17 de agosto de 1645, as agitações da Revolução de 1817 e da “Confederação do Equador” , em 1824. Mais adiante, a “Revolução Praieira” de 1848 continuava a saga irredentista da cidade, que somente na segunda metade do Século XX viria a eleger seu prefeito.

Hoje, beirando um milhão e seiscentos mil habitantes, o Recife já nem tem para onde crescer, por ser um dos munícipios menores do estado. Aqui está o segundo polo hospitalar do país e o comércio é o polo mercantil regional de maior fama e tradição.

Mas, a maior singularidade desta cidade aniversariante é seu voluntariado político e sua beleza por ser construida em terras tomadas das águas, literalmente, donde o nome, que intitulou o estado, “paranabuco” em dialeto caeté, que transformou-se em Pernambuco.

O poeta Carlos Pena Filho, recifense apaixonado, no seu poema “Marinha” falava com grande atualidade do
centro do Recife:Na Avenida Guararapes,/ o Recife vai marchando./ O bairro de Santo Antonio,/ tanto se foi transformando/ que, agora às cinco da tarde,/ mais se assemelha a um festim.”...

Nos dias de hoje, é a Boa Vista que oferece este espetáculo de calor e barulhenta irrequietude humana ao final da tarde.

Bem, o fato é que a cidade e nós, seus filhos natos ou adotivos, estamos todos de parabéns neste 12 de março pelos 475 anos completados. Muito há por fazer em nossa missão histórica. Daqui saiu a colônia judaica que fundou a cidade de Nova York e aqui, foi plantado e germinou o sentimento nativista, que galvanizou a união multiétnica, que expulsou a dominação holandesa do Nordeste.

O mundo hoje pode ser mais feliz porque existimos e gritamos impenitentes, com muito orgulho: Pernambuco falando para o mundo!!!...

Casa Forte, 12 de março de 2012
Marcelo Cavalcanti
www.politicamenteatrevido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário