quarta-feira, 5 de junho de 2013

OS DOIS BRASÍS EM UM SÓ PAÍS

OS DOIS BRASÍS EM UM SÓ PAÍS
- a fissura perversa
Nem tudo é uma questão de PIB, mas, a inflação pode ser quase tudo no bolso do homem pobre, da mulher que vive de trabalhos informais e recebe o bolsa-família como adjutório no sustento de sua casa.

Todavia, se o PIB não cresce em índices significativos, porém, as taxas inflacionárias insistem em subir, aí, fecha-se  um círculo perverso que pode sufocar as finanças do povo e, em particular, dos mais desassistidos. E isto, sem dúvida, acaba criando dois mundos em um só país. O primeiro, devidamente indexado, de algum modo, repassa os números da dilapidação monetária aos preços e tarifas e ao mesmo tempo se protege em depósitos e papéis que lhe deem renda acima das cifras corrosivas da desvalorização da moeda. O segundo ouve promessas (que não entende como vão acontecer) e se consola com programas de transferência de renda e tenta sobreviver pela esperança (e ainda bem que ela existe), buscando uma praia de expectativas, algo onde pisar para a sua caminhada de ex-emergente.

Esses dois Brasís, no entanto, convivem e usufruem de um comum em proporções absolutamente díspares. Mas, onde fica o princípio de justiça social e o propósito de redução de desigualdades tão alardeados pelos governos dos últimos dez anos?

É esta a conjuntura que se avizinha para nosso país. O governo se perde em manobras de sustentação política e de arregimentação para uma eventual reeleição. Além disto, se circunscreve a iniciativas pontuais que tentam remediar os trancos da economia.

O Brasil devia ser um, contudo, gestões atrabiliárias provocam fissuras e as vítimas dessas fraturas são, em potencial, os descontentes e civicamente insurgentes de amanhã.

São esses contingentes vilipendiados por uma política econômica madrasta, que hoje se aglutinam e amanhã pode vir a ser motor irresistível de vitalização de nossa democracia.

Recife, 05 de maio de 2013
Marcelo Cavalcanti
(81)97046806
www.politicamenteatrevido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário