segunda-feira, 19 de agosto de 2013

jovens engajados na questão ambiental


Jovens engajados na questão ambiental


É bonito ver a juventude se erguendo na boa e mais que  justa militância com causa. O movimento pela preservação dos tubarões é uma prova cabal da consciência ambiental aguçada.

De fato, não é preciso ser expert em Biologia ou ter tendências, preconceituosamente chamadas de “naturebas” para entender a importância da manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e mais, para entender que há uma ligação vital entre a vida no oceano e a vida na terra firme.

Assim, neste fim de semana, o pessoal do Recife fez um evento, que foi coberto pelo “JC on line” que fala de sua missão e do seu trabalho ambiental.

A seguir, compartilho esta boa reportagem, com declarações do jovem estudante de Biologia, João Manuel da Silva, que fala por si:

Meio ambiente

Mergulhadores promovem ato em defesa dos tubarões na Praia de Boa Viagem
o JC Online

Membros do projeto Divers for Sharks (Mergulhadores para Tubarões) promoveram um ato em defesa dos tubarões neste sábado (17) na Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Eles passaram o dia no calçadão conversando com os banhistas para explicar a importância desses animais no meio ambiente.

"Estamos aqui para educar a população. Muitos demonizam os tubarões pelos ataques, mas não sabem que eles também são vítimas de desequilíbrios ambientais. Além disso, são predadores que ajudam a regular o funcionamento do ecossistema marinho", disse o biólogo e membro do Divers for Sharks João Manuel da Silva, 18 anos.


João Manuel explicou que, em Pernambuco, esses animais perderam seu habitat natural por causa da construção do Porto de Suape. Por isso, foram empurrados pela corrente para a praia. "Não são ataques que acontecem aqui, mas incidentes. Trata-se apenas do encontro entre duas vítimas", afirmou.
Os organizadores do ato distribuíram panfletos que explicam a atuação dos tubarões no ecossistema marinho para os banhistas. Eles também colocaram bandeiras e uma faixa para colher assinaturas em defesa dos tubarões no calçadão da Avenida Boa Viagem, em frente ao Edficío Acaiaca. O ato começou às 8h e durou até o fim da tarde deste sábado.


O ato aconteceu quase um mês depois da morte da adolescente paulista Bruna Gobbi, 18 anos. Ela foi atacada por um tubarão na Praia de Boa Viagem no dia 22 de julho, quando passava férias com a família no Recife. Esse foi o 59º ataque que aconteceu no Estado desde que os incidentes começaram a ser contabilizados pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), em 1992.



Dessas 59 vítimas, 24 morreram e 23 estavam em Boa Viagem quando foram atacadas.
Mesmo assim, o movimento deste sábado não foi motivado pela morte de Bruna Gobbi, segundo João Manuel. Ele disse que o Divers for Sharks realizou uma ação semelhante em setembro do ano passado e pretende passar a fazer atos mensais. O projeto surgiu no Rio de Janeiro e chegou ao Recife em agosto de 2012.

Na verdade, o movimento não tem necessariamente idade, mas, expressa ansiedades comuns aos das novas faixas etárias.

Recife, 19 de agosto de 2013
Marcelo Cavalcanti
(81) 97046806
www.politicamenteatrevido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário